Assuma o controle da sua Artrite Psoriásica e articule um novo futuro para você
Conviver com a artrite psoriásica pode ser desafiador — principalmente quando os sinais aparecem de forma inesperada e afetam tanto o corpo quanto a autoestima. Mas é possível compreender melhor o que está acontecendo, buscar o cuidado certo e ter um futuro com mais qualidade de vida.
Entendendo a Artrite Psoriásica
A artrite psoriásica (APS) é uma condição inflamatória crônica que afeta tanto as articulações quanto a pele, unhas e couro cabelo1.
A condição pode estar associada à psoríase e estima-se que 3 a cada 1 paciente com essa condição possam desenvolver APs¹, mas ela também pode surgir em pessoas sem histórico de doença de pele6.
A doença pode surgir em qualquer fase da vida, mas é mais frequente entre os 30 e 50 anos, atingindo homens e mulheres de forma semelhante².
Entendendo a Artrite Psoriásica
Saber identificar os sinais de artrite psoriásica faz toda a diferença. Fique atento a sintomas como:
Cada pessoa pode sentir sintomas diferentes, mas é muito importante não ignorá-los. Se não cuidada, a APs pode causar danos permanentes às articulações e à qualidade de vida⁶.
Como saber se você tem Artrite Psoriásica?
Identificar a artrite psoriásica pode ser um pouco complicado, pois os sintomas também aparecem em outras doenças, mas não se preocupe! Os médicos usam métodos específicos para ajudar a reconhecer a APs. Para isso, eles geralmente vão:
- Conversar com você para entender sua saúde e histórico médico.
- Examinar suas articulações e pele.
- Realizar testes de laboratório para descartar outras condições.
- Solicitar exames de imagem, como raios X, para avaliar suas articulações.
O diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento adequado e prevenir complicações⁸. Hoje, existem diversas opções de tratamento que ajudam a controlar os sintomas, proteger as articulações e devolver qualidade de vida.
Fale sobre seus sintomas
Tenha um papel ativo no seu tratamento. Seu médico pode não ver alguns dos seus sintomas e se você não disser como se sente, ele/ela terá mais dificuldades para te ajudar.
A participação ativa do paciente e o estabelecimento de metas terapêuticas são aspectos centrais para garantir melhores resultados clínicos e qualidade de vida a longo prazo.
Como falar com seu médico(a)?
Preparamos um material com orientações práticas para ajudar na sua consulta com o reumatologista. A cartilha traz sugestões sobre como descrever seus sintomas, quais perguntas fazer e quais informações levar para a consulta — contribuindo para um acompanhamento mais eficaz e decisões compartilhadas.
Referências
1. COATES, L. C. et al. Sex-Specific Differences in Patients With Psoriatic Arthritis: A Systematic Review. The Journal of Rheumatology, v. 50, n. 4, p. 488–495, 2023. Disponível em: https://www.jrheum.org/content/50/4/488. Acesso em: 3 jun. 2025.
2. Lembke S, Macfarlane GJ, Jones GT. The worldwide prevalence of psoriatic arthritis-a systematic review and meta-analysis. Rheumatology (Oxford). 2024 Dec 1;63(12):3211-3220. doi: 10.1093/rheumatology/keae198. PMID: 38530786; PMCID: PMC11637478.
3. Psoriatic arthritis - Symptoms & causes. Mayo Clinic, 2021. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/psoriatic-arthritis/symptoms-causes/syc-20354076. Acesso em: 3 jun. 2025.
4. Psoriatic Arthritis: Symptoms and Treatments. Cleveland Clinic, 2021. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/13286-psoriatic-arthritis. Acesso em: 3 jun. 2025.
5. Understanding the Different Faces of Psoriatic Arthritis: New Study Reveals 3 Patient Clusters. American Arthritis Foundation, 2025. Disponível em: https://www.americanarthritisfoundation.org/c/treatment/b/understanding-the-different-faces-of-psoriatic-arthritis-new-study-reveals-3-patient-clusters. Acesso em: 3 jun. 2025.